Tori e Pedro Fonte evocam “instante do derretimento” no single “Esquecer“
"Esquecer é uma maneira de poder voltar depois, reviver o instante do derretimento": é assim que Tori, sergipana radicada no Rio de Janeiro, apresenta sua nova criação. Feita a quatro mãos, Pedro Fonte - que já colaborou com artistas como Rubel, Ana Frango Elétrico, Jorge Mautner, Antonio Neves e Cícero - dá voz à canção e também é o produtor da faixa ao lado de Tori, numa coprodução. Sucessor do álbum Descese (2022-2023) e do single A Bela é a Fera (2023), de Tori, e dos álbuns Filme do Tempo (2020) e Late Night Light (2023), de Pedro, Esquecer é um lançamento do selo PWR Records e já está disponível em todas às plataformas Digitais.
A música foi composta por Tori em 2021 no Rio de Janeiro, antes de se mudar para a cidade de fato, durante as gravações de Descese. Nessa época, percebeu que passou a esquecer muitas coisas em diferentes lugares, com diferentes pessoas. A canção veio a partir dessa consciência. "A música é sobre esse momento em que deixamos algo nosso num canto; em que nos deixamos escorrer, ficar; em que nos esquecemos ali num ato não proposital, fora do campo consciente mas em conexão ao campo dos nossos desejos", revela Tori.
Para dar movimento às vozes aveludadas da canção, Esquecer ganhou arranjo construído por guitarra e violão de Tori; baixo, bateria, arranjo de cordas e (também) guitarra de Pedro Fonte; cellos tocados por Maria Clara Valle; synths por Thomás Jagoda e xilophone por Antonio Neves. "O caminho da produção da faixa por Pedro foi o de uma sonoridade derretida, chapada de efeitos; sons que parecem escorrer, buscando traduzir a ideia de acabar esquecendo, de se deixar; guitarras em reverse que evocam a ideia de voltar", explica.
Tori e Pedro Fonte se encontram para um show único no Centro da Terra, no dia 12 de março, uma terça-feira, às 20h, intitulado Instante do Derretimento. A apresentação traz músicas de seus discos mais recentes, ambos de 2023, Descese e Late Night Light, e da mistura de repertórios surge também, ao vivo, Esquecer. No palco, os dois artistas se revezam, ocupando tanto o espaço de protagonismo, quanto de instrumentistas acompanhantes - Pedro na bateria e Tori na guitarra - e se apresentam ao lado do baixista Toro, da BAGUM.
O encontro surge da amizade e da criação musical que ambos vêm nutrindo, tendo como fruto principal a música “Esquecer”. Em “Instante do Derretimento” os artistas brindam essa parceria musical e criam novas paisagens sonoras para seus discos, utilizando a simplicidade da bateria e da guitarra como guia para um caminho possível e diferente para suas canções.
Tori é compositora, musicista e cantora de Aracaju, Sergipe. Possui um EP lançado em 2016, o Akoya, e dois discos com a Ipásia - Ignatia (2019) e Voragem (2021), lançados pela PWR Records. Em 2023 estreou seu primeiro álbum solo, Descese, produzido por Bruno di Lullo, Bem Gil e Domenico Lancellotti, dividido em duas partes, lado A e lado B, com canções que gravitam em torno do universo da MPB, também pela PWR Records. O single A Bela é a Fera (2023), com Mãeana e Tainá, é seu último lançamento antes de Esquecer.
Pedro Fonte é baterista, percussionista, compositor e produtor atuante no Rio de Janeiro. Fez parte das bandas cariocas Novocaines, Exército de Bebês e os Dentes e ao longo dos últimos anos desenvolveu inúmeros projetos com diversos artistas nos palcos e dentro do estúdio. Atualmente acompanha os cantores Rubel e Cícero além de fazer parte do projeto instrumental do trombonista Antonio Neves. Lançou os discos Filme do Tempo (2020) e Late Night Light (2023).
Serviço
Show Tori + Pedro Fonte: Instante do Derretimento
Centro da Terra
R. Piracuama, 19 - Perdizes, São Paulo - SP
Dia 12/03 , terça-feira
às 20h
Ingressos a partir de R$31
Comentários
Postar um comentário