Jade faria se une à François Muleka e celebra o encontro em AYÚ

A cantora, compositora e produtora musical Jade Faria está costurando suas transformações sonoras através do encontro. A artista, que já foi apontada como revelação pela Revista Noize, lança no dia 4 de agosto, sexta-feira, o primeiro de uma série de singles que promovem seu encontro com pares que ora se alinham, ora expandem seu caminho musical. Ou ambas as coisas, como é o caso de AYÚ, em que canta e assina produção e arranjos ao lado de François Muleka, cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro de origem congolesa. O lançamento sai pelo selo dobra discos, com distribuição da Altafonte, e tem vídeo exclusivo no Youtube, construído a partir do trabalho de Pitôcs.


Crédito: Nayron Rodrigues 

Primeira canção em que Jade atua como intérprete - a música é resultado de melodia de François a partir de escritos de Renata Calippo -, AYÚ dá sequência ao trabalho desenvolvido pela artista de apenas 23 anos. Com somente um EP de inéditas lançado (Solar, 2022), e um projeto comemorativo de um ano do lançamento (Solar - deluxe, 2023), Jade é tida como promessa da nova safra de cantoras, compositoras e produtoras musicais que vem renovando a MPB.


“Ayú é uma canção-poema sobre liberdade e a potência dos encontros”, compartilha Jade. A gravação teve origem em um convite de François depois de uma série de encontros entre ele, Jade e outros compositores, em que trocaram sobre caminhos de criação e composição.


Capa do single Ayú. Divulgação.

Meses depois, a dupla gravou a música pensando em um arranjo acústico, mas logo entenderam que ia ser diferente: então Batata Boy, produtor recém celebrado pelo Prêmio da Música Brasileira, chegou para somar com sintetizadores, após Jade e François gravarem voz, violão e baixo.


A canção, de aura atmosférica e etérea, nos faz refletir sobre mudanças e transformações do eu. “A melodia de François me faz sentir a benção de poder cantar. Essa música foi um presente”, conta Jade. 


François Muleka e Jade Faria  | divulgação

Ainda em 2023, Jade lança outras canções ao lado de artistas com quem vem construindo sua história musical. 


sobre Jade Faria

Jade Faria é cantora, compositora e produtora musical. Começou suas práticas de canto e estudos de violão popular aos 14, tendo também estudado sapateado e piano. Em 2019, ingressou no Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo, estudou percussão e danças brasileiras no Instituto Brincante e foi finalista do concurso Nascente USP, na categoria de música popular/interpretação vocal. Em 2021, lançou duas live sessions de músicas autorais como integrante do projeto Wasabi Sessions, realizado pelo Estúdio Wasabi e Dreamland Digital em São José dos Campos. Seu primeiro EP, “Solar”, foi lançado em 2022, com composições assinadas pela própria artista, além da coprodução musical e arranjos. Para 2023, Jade Faria prepara novos singles com participações especiais. 


sobre François Muleka

Nome de destaque na música brasileira contemporânea, François tem quatro álbuns lançados. Como compositor, ganhou grande destaque em 2017, quando "Notícias de Salvador", parceria com sua irmã Marissol Mwaba, ganhou o mundo - e milhões de plays - na voz de Luedji Luna. Já participou de trabalhos de Thiago Ramil, Ian Lasserre, Maíra Baldaia e outros.

Comentários

Postagens mais visitadas