Para Caetano: Marina Melo e Thomé se unem em canção que celebra o artista baiano

Composta como uma delicada e íntima homenagem aos 80 anos de Caetano Veloso, "Para Caetano" nasceu sem grandes ambições. Resultado de um breve encontro entre Marina Melo e Caetano Veloso, a canção feita pela artista paulistana foi registrada inicialmente em vídeo, na ocasião do aniversário do artista baiano. Ao lado de Thomé, Marina gravou em vozes e violão a pequena homenagem, postada em seguida nas redes, em agosto. Depois de mais de cem mil visualizações no Instagram, e forte repercussão no TikTok (onde somente Thomé soma mais de meio milhão de seguidores), a canção ganhou novo impulso. Agora, ela chega às plataformas de streaming com lançamento pelo selo dobra discos e distribuição da Tratore, em novo registro, com vozes de Marina Melo Thomé, e violões gravados e arranjados por Luiza Brina no U-ninho estúdio. Chega também com elogios do homenageado, que ouviu a música antes do lançamento: "A canção é boa, original, e encontra eco no meu coração", comentou o baiano, que completou ainda: "Música bonita e inventiva formalmente. Além de tudo, muito bem cantada. Muito elegante e verdadeira", sintetizou numa troca de email.


Crédito: Wagner Rodolfo

A música reflete sobre a figura de Caetano Veloso e sua importância para muitos artistas: “A ele que me faz ver que arte já viveu tanto, mas tá sempre pronta para nascer”, dizem os versos da compositora paulistanaA letra apresenta um misto de relato factual e encantamento numa trama reforçada pelo enlaçamento das vozes de Marina e Thomé. A melodia conduz o ouvinte pelo encontro, a partir da perspectiva de Marina Melo, mas também pela força da obra de Caetano. 


“Compus a música no violão e vieram contribuições que fizeram a canção chegar a outro lugar. Primeiro veio o Cauê Benetti, fazendo um arranjo para o meu violão. Depois, chegou o Thomé, fazendo o arranjo de vozes e cantando comigo num vídeo que fez a canção chegar a bastante gente. Para finalizar, veio a Luiza Brina, fazendo um arranjo para violões, e o Bruno Corrêa, mixando todas essas contribuições. Fico feliz de agora poder lançar pela dobra discos”, comenta a artista.


Marina Melo conta que a composição surgiu de um encontro real e inesperado com o artista em Salvador, o que fez com que ela desejasse celebrar esse artista que tanto inspira e ensina a reverenciar a tradição, mas também a abraçar o novo. No fim, o presente foi saber que Caetano ouviu a homenagem e relatou ter sido tocado por ela.


Assista a Homenagem para Caetano.




Comentários

  1. Anônimo23/12/22

    Que maravilha Marina Melo! A musica esta tocando o coração de muita gente! Sofia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas