6ª Edição do Festival MUCHO! Terá espaço de Atividades Voltadas À Diversidade de Forma Gratuita

É hora de levantar voo! Os bons ventos da primavera sopraram na América do Sul e o Festival MUCHO! celebra a sua 6ª edição em São Paulo. Após uma bem-sucedida edição online realizada em 2021, o sexto ano de um dos maiores festivais de música latina acontece de 29 de novembro a 03 de dezembro, de forma totalmente gratuita, espalhado por diversos locais em São Paulo (SP). 


Divulgação

Uma das novidades deste ano é o MUCHO+ Diversidade, "Um laboratório de trocas e encontros itinerantes, dedicado à formação artística para público LGBTQIA+ e à promoção de encontros principalmente entre comunidades periféricas e negras da América Latina", explica Hernan Halak,sócio-diretor do Festival MUCHO!. O festival também pensou na descentralização das atividades para diversas partes da cidade de São Paulo, focando nas Casas de Cultura próximas às periferias. 


O espaço MUCHO+ Diversidade contará com as Oficinas de formação com atividades práticas para o público conduzidas por um ou uma artista e sua produção, serão três oficinas divididas por dia e tema. A primeira acontece no dia 29 de novembro, com MU540 ao lado de Junior Carvalho, produtor da Deize Tigrona, falando sobre “Produção Musical”; no dia 30 será a vez de Mulamba e sua produtora, Letícia Tomás, falar sobre “Criação e Composição”;  e a última oficina sob o tema de“Produção e Circulação Independente” é comandada pelo produtor André Maia e o pesquisador musical e multi instrumentista, Matheus Andrighi. Para participar das oficinas é só comparecer ao local, no horário exato e não precisa de inscrição prévia.


Divulgação 

MUCHO+ Diversidade também terá as Mentorias para artistas LGBTQIA+, negros e/ou periféricos de São Paulo. Serão contemplados 3 projetos artísticos de cada região das Casas de Cultura participantes: Freguesia do ÓCampo Limpo e Vila Guilherme, totalizando 9 atendimentos e cada sessão de mentoria terá 20 minutos de duração. As inscrições estão abertas através deste link: https://forms.gle/EvoKxfd8sx8PeRYq8  e se encerram nesta quinta (24). O resultado sai no dia seguinte (25) pelo perfil do instagram do Festival. Os escolhidos terão a chance de receber de profissionais especializados aspectos práticos e conceituais, para a profissionalização de suas carreiras. Deize TigronaJunior Carvalho (produtor), Mulamba, Letícia Tomás (produtora), Potyguara Bardo e André Maia (produtor) serão os mentores dos artistas selecionados.


"O Festival MUCHO! é território de encontro da cultura do nosso continente. Espaço de múltipla expressão de narrativas onde as identidades, ancestralidades, lutas e celebrações do centro-sul do nosso continente são colocadas lado a lado", explica Felipe França, diretor da Difusa Fronteira, Núcleo de Integração Cultural Brasil América Latina. Uma oportunidade para descobrir o novo, olhar para o lado e se sentir parte de um movimento maior, uma batalha robusta por questões tão caras que ainda resistem em um continente forjado pela colonização. Isso tudo através da música, do diálogo, da dança e das atividades formativas. Desde sua primeira edição em 2017, o Festival propõe ao público um espaço onde a diversidade cultural migratória é o foco, fortalecendo a interatividade entre as diferentes culturas do nosso continente, tão ricas e indispensáveis para a formação de uma cidade migrante como São Paulo. 


Divulgação 

O line-up de 2022 do Festival MUCHO! conta com os seguintes artistas: Tom Zé (Brasil), Francisco, el Hombre convida Bateria Vai-Vai (Brasil), Los Mirlos (Peru), Kumbia Queers (Argentina), Kombilesa Mi (Colômbia), Jup do Bairro (Brasil), Potyguara Bardo (Brasil), Deize Tigrona + MU540 (Brasil), Mulamba (Brasil) e Cumbia Calavera (Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Togo e Uruguai).


Os três primeiros dias serão marcados pelas oficinas, mentorias e shows de Deize Tigrona + Mu540, MULAMBA e POTYGUARA BARDO nas Casas de Cultura. Apenas o dia 30, é marcado por eventos em dois lugares ao mesmo tempo. Enquanto a Zona Norte recebe Mulamba, na Casa Natura haverá a apresentação de JUP DO BAIRRO e a envolvente CALIENTE BALL, que celebra a herança e as memórias de resistência da população LGBTQIA+ através da música e o corpo em performances de Vogue, Runway, Lip Sync e Perreo. Será um encontro de Legendary Flip Couto e Edan Mutatis para apresentar uma Ball 7 categorias dedicadas às culturas e heranças latinas com premiação em dinheiro para o (a) vencedor (a). Logo após,  Jup se apresenta para finalizar a noite de modo lacrador. 


Já na sexta (02), o evento contará com uma ampla seleção de comidas e bebidas típicas na Rota Gastronômica MUCHO, que logo mais receberá a programação. E para finalizar o festival com chave de ouro, no sábado (03), todas as regiões se juntarão no centro da capital, no espaço do Bixiga, paraapreciar os shows dos nossos irmãos e irmãs latinos americanos. E para isso, também não poderia faltar a residência da Festa Súbete, com ritmos urbanos da diáspora afro latina. 


*Crédito das fotos: Deize Tigrona: Pedro Pinho/  Jup do Bairro: Valdinei Souza / Francisco, El Hombre: Renata Moreira / Kumbia Queers: Juana Chang/ Los Miros: Javier Rodriguez / Mu540: Júnior Carvalho / Edan Mutatis: Cíntia Felipe Couto / Mulamba: Letícia Futata / Potyguara Bardo : Diego Marcel/ Tom Zé: Fernando Laszlo. 

Comentários

Postagens mais visitadas