Gravadora Valetes Records, de Emil Shayeb, busca novos artistas em projeto “One Take”

Quem canta e compõe sabe que não é fácil o caminho de uma carreira autoral. Apesar do sonho de ver suas músicas tocando nas plataformas digitais e alcançando diversas pessoas em todos os cantos do mundo, os obstáculos dos processos que envolvem um lançamento podem ser cruciais para não tirar as ideias do papel.


Crédito: Gabriel Militão


Por já ter vivido essa experiência, o produtor musical e multi-instrumentista Emil Shayeb, que lidera a gravadora Valetes Records, em Bauru-SP, criou o “One Take”. Como um braço social da gravadora, o projeto oferece, gratuitamente, a gravação de um EP acústico, com material audiovisual e assessoria de lançamento e distribuição, para artistas talentosos que não têm condições de custear o processo.


“A ideia surgiu faz seis anos. Estou sempre procurando por novos artistas para trabalhar e essa ação foi uma forma que encontramos de chamar, ainda mais, a atenção desses cantores e compositores, para o envio de materiais”, afirma o empresário. “Já fui artista nos anos 2000 e nunca achei quem fizesse isso. Como a vida me colocou na posição que estou hoje, quero olhar para os novos artistas e lançar bons produtos, que tenham chance no mercado”, comenta Emil.


No “One Take”, a Valetes Records fica responsável por custear as gravações, a agenda de marketing e divulgação nas plataformas digitais, o material audiovisual e as artes gráficas do projeto. “Para nossa gravadora, o projeto auxilia no crescimento do nosso catálogo de lançamentos e aumentamos a chance de achar algum artista que desponte. Isso é muito positivo mercadologicamente falando”, salienta.


O projeto é voltado para artistas com canções autorais. Apesar de já ter trabalhado com gravações de covers, a gravadora não recebe mais essas propostas. “A ideia é dar espaço a artistas que já tem suas composições e estão na batalha da carreira autoral. Buscamos por cantores que tenham qualidade vocal, de interpretação e de composições muito boas, que chamem atenção. Quando recebemos materiais assim, nós o convidamos para o ‘One Take’”, explica.


Tanto a voz quanto o material audiovisual é captado no mesmo momento, sem correções. “Por isso a necessidade de que o artista seja muito bom. A gravação não tem retoque. A intenção é passar a essência, a verdade do artista, para que o público tenha um produto fidedigno ao apresentado no estúdio”, diz Emil.

O material dos interessados pode ser encaminhado pelo site da gravadora ou pelas redes socais. A curadoria é feita, principalmente, pelo próprio Emil Shayeb. “Recebemos muitos materiais diariamente, seja pelo meu Instagram ou pelos canais da Valetes. Quando o artista se destaca e não conseguimos viabilizar um projeto maior, com ajuda de investidores externos e da própria gravadora, fazemos o convite para o projeto”, explica.


Emil Shayeb ainda destaca que os resultados sempre são satisfatórios e os artistas conseguem alavancar seus perfis nas plataformas digitais. Destaque do “One Take” foi o caso do cantor e compositor Saulo Soul, que lançou, em 2021, a canção “Desejo” pelo projeto. A música permaneceu por duas semanas no topo da lista “Worldwide Chill”, da Apple Music, à frente de nomes como Tom Zé e Caetano Veloso. “A Apple Music tem uma curadoria bem criteriosa, que leva em conta a qualidade de som, composição e voz. Ter esse resultado, foi muito legal para nós”, finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas