Joana Bentes lança EP em homenagem a Cássia Eller

 A multiartista Joana Bentes está prestes a lançar um novo projeto no qual homenageia um dos seus grandes ídolos, Cássia Eller.  Na quarta-feira (22), chega às plataformas de áudio a primeira de cinco faixas “Luz dos Olhos”, canção de Nando Reis - que ficou marcada na voz de Cássia, e que agora, vinte anos depois ganha uma nova roupagem gravada e produzida por Bentes.

Foto: Ademir Ribeiro 

A canção “Luz dos Olhos” abre o EP “De volta pra Cássia” (Independente), que está programado para ser lançado no dia 29 de dezembro - data que marca vinte anos da morte da homenageada. Entre os clássicos revisitados estão “Malandragem”, “Por enquanto”, “Espaço” e “Infernal”.

Divulgação: Joana Bentes 

A produção executiva e figurino do novo projeto são assinados por Silvia Ferreira, com fotos de Ademir Ribeiro e a arte de Joana Bentes. 

Confira um bate papo com a artista! 

PBCO/ Você poderia nos contar um pouco sobre o processo criativo da canção “Luz dos Olhos”, que será lançada dia 22 desse mês? 


JB: É sempre um desafio fazer a versão de uma música que você gosta e já escutou muito. Fiquei paralisada por alguns momentos até “pegar no tranco” e desenvolver uma estética que realmente me agradasse. Queria que tivesse a minha assinatura, mas que prevalecesse a interpretação da letra, tão cheia de imagens que parece passar um filme na cabeça ao escutar. Trabalhei em algumas opções até chegar nessa versão final, mais eletrônica, com uma roupagem pop e dinâmicas bem definidas. Acho que foi uma das mais ousadas.


PBCO/ Qual o seu olhar para o futuro? (Em relação a pandemia, retorno aos palcos, governo…)


JB: Não consigo me encontrar ainda no que tenho visto pelas redes sociais, eventos cheios, muita aglomeração, pessoas sem máscaras… Acredito que eu deva voltar a fazer shows no ano que vem, mas em lugares que seja possível um ambiente mais seguro para todes que estiverem lá. Acho que todo cuidado ainda diz da nossa empatia. Ano que vem espero muito que a gente tenha um processo eleitoral mais transparente, sem aquela enxurrada de fake news, e que finalmente o #forabolsonaro seja espelho da realidade e não mais um grito entalado na garganta.


PBCO/ E qual a sua relação com as mídias sociais, plataformas Digitais como um meio de trabalho? 

JB: Confesso que me esforço para cumprir um mínimo de presença nas mídias sociais. Gerar conteúdo ainda é algo que exige muita energia minha, que prefiro colocar na minha criação musical, então acabo usando as redes quando tenho algum lançamento ou algo mais relevante na vida pessoal. Acho que o papel das plataformas digitais de democratização da música é super importante, faz chegar realmente em lugares e pessoas que não teríamos como com nossas próprias pernas. Mas, como em tudo que compõe o mercado, o dinheiro fica para os grandes empresários e para as plataformas de uma forma bem desproporcional em relação ao que deveria chegar aos artistas. O que foi bem discutido durante a pandemia, já que a arrecadação ficou bem restrita e, se os valores fossem mais justos, não teria afetado tanto a nossa categoria.


                       Instagram: @joanabentes


Comentários

Postagens mais visitadas